segunda-feira, 14 de setembro de 2009

A importancia do Movimento Comunitario para o Brasil

O movimento comunitário é sem duvida o movimento social mais importante do país, sua forma mais autentica são as Associações de Moradores.
Pois é nos bairros e vilas que os problemas sociais mais graves são percebidos e vividos (drogas, violência, desemprego, falta de moradia, etc...), por isso que ninguém conhece melhor estas dificuldades do que os lideres comunitários.
Estes entendimentos levaram diversos lideres comunitários do Brasil no começo da década de 80 a fundar a Confederação Nacional das Associações de Moradores – CONAM - para que tais dificuldades fossem enfrentadas de forma conjunta em todo o País.
Aqui no Rio Grande do Sul tivemos uma federação que congregava todas as uniões municipais do estado – FRACAB - que hoje não conseguindo mais representar o movimento comunitário Gaúcho por falta de democracia atrelamento aos governantes acabou enfraquecida; em seu lugar em meados dos anos 2000 surge a Federação Gaúcha de Associação de Moradores – FEGAM.
Com o apoio da FEGAM aqui em Campo Bom em 2008, dezesseis associações de moradores juntaram-se para retomar a União das Associações de Moradores de Bairros e Vilas de Campo Bom – UABV – a qual é registrada e reconhecida pela CONAM e FEGAM.
A UABV surge com o objetivo de unir as associações para defender os interesses das comunidades.
Ajudar as associações a se organizarem de forma independente dos governos, preservando sempre a autonomia do movimento comunitário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Campo Bom, Rio Grande do Sul, Brazil
A União das Associações de Bairros e Vilas de Campo Bom foi fundada em 06 de maio de 2008, na sede da Associação dos Moradores do Bairro Cohab Leste. Vendo a necessidade de fortalecer o movimento comunitário de Campo Bom 12 Associações decidiram fundar a União, foram elas: Ipiranga Aurora, Cohab Sul (Amosul) Santa Lúcia, Celeste, 4 Colônias, Dona Augusta, Operária Esperança Floresta (ACOFE), 25 de Julho, Morada do Sol, Ocupação Resistência e Luta e Cohab Leste, como observadora a coordenação do núcleo de moradia SIMACOP. Também ajudou no processo de fundação a Associação dos Moradores do Bairro Santo Antonio. A UABV é filiada a FEGAM e CONAM. Primeira diretoria eleita DIRETORIA EXECUTIVA .Presidente: Sandro Luiz Dos Santos Vice: João Antonio Da Rosa. Primeiro secretario: Solange Timm. Segundo Secretario: Itamar Antonio Dos Santos. Primeiro Tesoureiro: João Flavio Da Rosa. Segundo tesoureiro: Orma Pereira Chaves. CONSELHO FISCAL. Alberto Francisco Dillenburg. Elizandro Junior De Souza Pinto. Jóh de Souza Moraes. DEPARTAMENTOS. Milton da Silva Ramos, Direitos humanos. Rosa Gody, Cultura. Valdair Costa Camargo, Patrimônio.