segunda-feira, 8 de abril de 2019

6ª Conferencia de Saúde de Campo Bom:Democracia e Saúde , Publica Gratuita e de Qualidade

o.


Nos dias 5 e 6 de abril aconteceu a Conferência Municipal de Saúde de Campo Bom sob o lema: Democracia e saúde, publica gratuita e de qualidade, representantes dos usuários, governo, prestadores de serviços em saúde e trabalhadores da saúde, discutiram e encaminharam propostas para a gestão da saúde nos três níveis de governo municipal, estadual e federal.
No momento em que o sistema único de saúde (SUS) está sobre forte ataque, visando o seu desmonte, com objetivo de entregar o atendimento em saúde pública a iniciativa privada, e seus famigerados planos privados de saúde, a conferencia debateu o financiamento com ênfase na emenda constitucional 95, emenda da morte, que congela por 20 anos gastos em áreas fundamentais, em especial a saúde pública, com objetivo único de se fazer economia para pagar juros da dívida pública a bancos privados. Em 2019 o SUS perdeu R$ 9,5 Bilhões no orçamento federal por causa da EC 95, e segundo estudos da fundação Osvaldo Cruz (FIOCRUZ) a mortalidade infantil vai aumentar até 2030 .
As perversas consequências da EC 95 já são uma realidade nos municípios obrigando os gestores municipais a gastar mais que o percentual de 15/% previsto em lei, somando a isso o atraso de repasses do governo estadual que segue o que já se fazia no governo Sartori , também a conferencia discutiu a qualidade dos serviços da rede municipal de saúde de Campo Bom , cobrando melhorias e apresentando sugestões, exemplo a proposta de se fazer uma audiência pública para se discutir o modelo de gestão do hospital Lauro Reus  que foi aprovada por unanimidade. 
Ao final da conferencia foram eleitos os delegados que representaram cidade na conferencia estadual de saúde nos dias 25 e 26 de Maio .
Grande destaque foi a participação dos líderes comunitários na conferencia desde sua organização e mobilização, dos 12 representantes dos usuários a conferencia estadual de saúde, cinco são de associações de bairros, e estarão defendendo os interesses dos usuários, por um SUS de qualidade e universal !


Delegados eleitos para etapa estadual


Debate em grupo
Debate em grupo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Campo Bom, Rio Grande do Sul, Brazil
A União das Associações de Bairros e Vilas de Campo Bom foi fundada em 06 de maio de 2008, na sede da Associação dos Moradores do Bairro Cohab Leste. Vendo a necessidade de fortalecer o movimento comunitário de Campo Bom 12 Associações decidiram fundar a União, foram elas: Ipiranga Aurora, Cohab Sul (Amosul) Santa Lúcia, Celeste, 4 Colônias, Dona Augusta, Operária Esperança Floresta (ACOFE), 25 de Julho, Morada do Sol, Ocupação Resistência e Luta e Cohab Leste, como observadora a coordenação do núcleo de moradia SIMACOP. Também ajudou no processo de fundação a Associação dos Moradores do Bairro Santo Antonio. A UABV é filiada a FEGAM e CONAM. Primeira diretoria eleita DIRETORIA EXECUTIVA .Presidente: Sandro Luiz Dos Santos Vice: João Antonio Da Rosa. Primeiro secretario: Solange Timm. Segundo Secretario: Itamar Antonio Dos Santos. Primeiro Tesoureiro: João Flavio Da Rosa. Segundo tesoureiro: Orma Pereira Chaves. CONSELHO FISCAL. Alberto Francisco Dillenburg. Elizandro Junior De Souza Pinto. Jóh de Souza Moraes. DEPARTAMENTOS. Milton da Silva Ramos, Direitos humanos. Rosa Gody, Cultura. Valdair Costa Camargo, Patrimônio.