terça-feira, 21 de julho de 2009

Uma historia de Resistência e Luta por moradia “PARTE 3”

Consumado o despejo, não tendo outra alternativa, grande parte dos moradores decidem ocupar outra área próximo de onde moravam, as margens da avenida São Leopoldo, numa noite fria levados pelo desespero por não ter onde morar as primeiras famílias começam a se alojar em uma área de mato barrenta; a brigada militar fica sabendo da nova ocupação e de forma violenta cerca a área e tenta intimidar os trabalhadores usando holofotes, ligando as sirenes de suas viaturas (assustando as crianças que já se encontravam na área), covardia descabida de uma instituição publica que não tinha autorização para tais atitudes.
Enquanto o despejo continuava na área antiga, os moradores começam a se organizar na nova ocupação.
Sindicatos doam lonas, lideranças comunitárias de Campo Bom e do Rio Grande do Sul prestam solidariedade as famílias despejadas.

Depois de estarem na área a cerca de seis meses os moradores decidem em assembleia fundar uma associação de moradores a qual dão o nome de RESISTÊNCIA E LUTA!

































































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Campo Bom, Rio Grande do Sul, Brazil
A União das Associações de Bairros e Vilas de Campo Bom foi fundada em 06 de maio de 2008, na sede da Associação dos Moradores do Bairro Cohab Leste. Vendo a necessidade de fortalecer o movimento comunitário de Campo Bom 12 Associações decidiram fundar a União, foram elas: Ipiranga Aurora, Cohab Sul (Amosul) Santa Lúcia, Celeste, 4 Colônias, Dona Augusta, Operária Esperança Floresta (ACOFE), 25 de Julho, Morada do Sol, Ocupação Resistência e Luta e Cohab Leste, como observadora a coordenação do núcleo de moradia SIMACOP. Também ajudou no processo de fundação a Associação dos Moradores do Bairro Santo Antonio. A UABV é filiada a FEGAM e CONAM. Primeira diretoria eleita DIRETORIA EXECUTIVA .Presidente: Sandro Luiz Dos Santos Vice: João Antonio Da Rosa. Primeiro secretario: Solange Timm. Segundo Secretario: Itamar Antonio Dos Santos. Primeiro Tesoureiro: João Flavio Da Rosa. Segundo tesoureiro: Orma Pereira Chaves. CONSELHO FISCAL. Alberto Francisco Dillenburg. Elizandro Junior De Souza Pinto. Jóh de Souza Moraes. DEPARTAMENTOS. Milton da Silva Ramos, Direitos humanos. Rosa Gody, Cultura. Valdair Costa Camargo, Patrimônio.